01 de julho de 2015
O Encontro de Saberes é uma proposta concreta de formação intelectual para o ensino formal, capaz de promover uma dupla inclusão: das artes e saberes tradicionais na grade curricular e, simultaneamente, dos mestres e mestras tradicionais na docência. Dessa forma, o Seminário Encontro de Saberes nas universidades: Bases para um diálogo interepistêmico, em 2015, visou proporcionar um momento privilegiado de interação e aprofundamento das reflexões teórico-metodológicas sobre o projeto.
Trata-se de uma intervenção teórico-política de tipo transdisciplinar, que busca descolonizar o modelo de conhecimento ensinado nas universidades. Além disso, o evento teve o propósito de consolidar a Rede Encontro de Saberes, o que lhe conferiu um caráter singular e histórico. Na cerimônia de abertura consistiu em duas conferências – proferidas por Luis Fernando Sarango, reitor da Universidad Amawtay Wasi, e por José Jorge de Carvalho, coordenador-geral do INCTI e idealizador do Encontro de Saberes.
Na etapa final, o evento contou com um momento de debate, seguido por um diálogo intercultural entre mestres e sabedores das expressões culturais populares como Biu Alexandre (mestre de Cavalo Marinho-PE) e José Jerome (mestre do Congado-SP), sob mediação de José Jorge de Carvalho. Além de um momento privilegiado para o lançamento do livro do mestre Antônio Bispo dos Santos, denominado Colonização, Quilombos: Modos e Significações.
Documento base: 2015-seminario-encontro-de-saberes-interepistemicos.pdf